O que é Análise de Riscos

Podemos definir o risco como a condição que aumenta ou diminui o po- tencial de perdas, ou seja, o risco é a condição existente, ele acompanha o homem e é inerente à sua natureza. Analisar o risco é o uso sistemático de informação disponível para determinar quão frequentemente eventos especificados podem ocorrer e a magnitude de suas consequências.

Análise de Riscos é uma técnica para auxiliar o gestor na priorização do tratamento de cada perigo, possibilitando integrar as origens de cada risco com seu nível de influência para sua concretização. Auxilia de forma direta na construção da matriz de vulnerabilidade, pois aponta o grau da probabilidade, que é um dos critérios para o cruzamento dos eixos verti- cais e horizontais da matriz. Tem como objetivo facilitar a tomada de de- cisão dos responsáveis pela gestão de riscos e auxiliar a implantação de medidas reais preventivas.

O processo de análise de riscos fornece subsídios técnicos e gerenciais na priorização de riscos e na definição dos conceitos de segurança e ges- tão de riscos em consonância com o FrameWork da ISO 31000 e 31010. Esse processo avalia a fragilidade do ambiente, foco no fator humano, identificando o nível de risco de fuga de informações e desvios.

gestao de riscos